quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Agências e anunciantes utlilizam cada vez mais onibus, táxis, metrô e aviões nas campanhas

Em tempos de mídias alternativas, como telefone celulares e internet, uma antiga modalidade volta a ganhar projeção: publicidade em meios de tranporte. Nos últimos anos, esse meio vem sendo utilizado por empresas dos mais variados setores para a divulgação de produtos, serviços e marcas, seja como mídia principal ou de apoio para campanhas de marketing.
A tendência de crescimento do meio transporte como opção de mídia é confirmada por Valdir Sirqueira, vice-presidente da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP). Ele ressalta que a crescente veiculação de peças publicitárias sobre rodas registada no Brasil nos últimos anos vem acompanhando de perto o aumento do investimento do anunciantes na mídia exterior. É um segmento que vem trazendo boas idéias e muitas novidades e ainda tem uito espaço para crescer no país. complementa.
Nos Táxis
A QG Comunicação é uma das agências de publicidade que vem incluindo o meio transporte no planejamento de marketing dos anunciantes. Alessandre Siano, diretor de mídia da QG, lembra que uma campanha criada para a divulgação de um cartão de crédito, por exemplo, contemplou um amplo programa de investimento em mídia exterior, com publicidade em ônibus e táxi, entre outros meios. No que tange à mídia táxi, a segmentação é uma das principais vantagens, diz Márcio Minchillo, diretor comercial e um dos sócios da Cartaxi, pioneira na implantação da modalidade de publicidade em táxis no Brasil, há 15 anos.E os anunciantes estão explorando ao máximo as possibilidades de segmentação. Para a divulgação do cartão de crédito, a QG Comunicação concentrou a propaganda em táxis com ponto fixo localizado no mesmo espaço das lojas de uma grande rede de supermercados que opera em várias regiões do Brasil. Além dos adesivos afixados no automóvel, a campanha inclui material impresso colocado no interior dos veículos (take-one). Dessa maneira, no caso de o passageiro se interessar pelo produto, pode preencher o formulário ali mesmo e entregá-lo ao taxista. É um segmento que tem muito espaço para crescer.A mídia táxi também canaliza investimentos publicitários de empresas de diferentes setores. O Unibanco AIG Seguros & Previdência, por exemplo, começou a anunciar em 2005. Atualmente, tem sua propaganda circulando em táxis de São Paulo e Rio.Acreditamos que a mídia transporte é dinâmica e consegue levar nossa marca e mensagem a pontos mais remotos, atingindo um número maior de pessoas, ressalta Valérie Cadier Adem, superintendente de Marketing da companhia, ao explicar a decisão da seguradora de incluir a propaganda em transporte no seu plano de marketing. No caso da Cyrela, o meio táxi é utilizado como veículo de propaganda para o lançamento de empreendimentos imobiliários há dois anos. A mídia transporte faz parte de um composto de ferramentas de marketing capaz de aumentar a lembrança do empreendimento no consumidor, destaca Carla Fernandes, gerente de Comunicação da Cyrela Brazil Realty. Daniel Savério, gerente de marketing da Cartaxi, por sua vez, disse que a mídia táxi está em pleno processo de consolidação. Ele disse que, se há dois anos, a propaganda no veículo atraía principalmente os grandes anunciantes, hoje, as pequenas e médias empresas estão descobrindo este meio como alternativa de divulgação dos seus produtos e serviços. Nos últimos anos, houve uma queda expressiva nos preços da mídia táxi. Por conta disso, revelou-se uma opção interessante para os anunciantes de menor porte, afirma o executivo. Ele ressalta que a geografia e o trânsito da cidade foco do anunciante definem o formato do projeto da propaganda no meio táxi. E dá um exemplo: O contorno da cidade do Rio de Janeiro, em espinha de peixe, propicia uma visibilidade significativa utilizando-se entre 20 e 30 táxis. Já na cidade de São Paulo, dependendo do público-alvo do anunciante, é necessário um número maior de carros para que a mensagem tenha a mesma visibilidade.(Fonte: Revista Negócios da Comunicação Nº 17 )

Um comentário:

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado